Odontologia Curativa

Odontologia Curativa

ENDODONTIA

A endodontia realiza o diagnóstico, a terapêutica e a profilaxia das doenças que atingem a parte interna do dente, raiz e tecidos em volta dele.

As causas mais comuns que afetam a estrutura interna dos dentes são as cáries profundas ou as fraturas, causadas pelas bactérias que contaminam a polpa e a raiz e, provocam uma infecção que, senão for tratada, pode se agravar.

O procedimento endodôntico é indicado para pacientes em que a cárie chega até a polpa do dente, comprometendo a raiz, como nos casos de cáries profundas, dentes quebrados ou trincados, sensibilidade intensa e traumas com indicação de tratamento protético.

A endodontia, pode evitar, além de outras complicações, a ocorrência de quadros sistêmicos de infecção, causadas pelas bactérias presentes na cavidade bucal, quando chegam à corrente sanguínea.

O mais recomendado é visitar o seu dentista periodicamente, para que seja realizado um diagnóstico precoce e tratamento da estrutura dentária, antes que o problema evolua e alcance a polpa.

Mantenha sua saúde bucal e previna outras possíveis doenças, realizando suas consultas na @clinica.dalmolin. Seu dentista também lhe dará orientações sobre os procedimentos corretos de higiene bucal, para uma prevenção eficaz.

PERIODONTIA

As doenças periodontais mais recorrentes são a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada.

A gengivite é a inflamação da gengiva causada pela placa bacteriana que se forma ao redor dos dentes e da gengiva.

Na gengivite a gengiva fica avermelhada, inchada, sensível e pode sangrar ao escovar e passar o fio dental, alguns pacientes relatam mau hálito e gosto ruim na boca.
Tem alguns fatores que podem agravar a gengivite como diabete, gravidez, uso de alguns medicamentos e puberdade devido a alterações hormonais.

O tratamento consiste em orientação de higiene bucal com escovação adequada, uso de fio dental e enxaguantes bucais (recomendo Periogard).

Caso a gengivite não seja tratada ela evolui para periodontite onde há a necessidade de limpeza profissional para remoção de tártaro com raspagem, alisamento radicular e ultrassom.

Fazemos a avaliação da doença periodontal através da sonda.

Na Periodontia de grau leve, além da inflamação gengival já existe um início de perda óssea, nesse caso a sonda desce mais profundo e já começa a aparecer a marcação mais escura da sonda.

Em um grau mais avançado há um grande comprometimento da estrutura óssea ao redor do dente, nesse caso já se vê mobilidade e em algumas situações pode-se ter que fazer exodontia do dente. O osso perdido não volta então só dá para estabilizar a doença.

PERIODONTIA e ORTODONTIA

A interação periodontia e ortodontia ocorre antes, durante e após o tratamento ortodôntico.

Antes: Para pacientes que apresentam placa bacteriana, é necessário fazer uma profilaxia e para pacientes que possuem tártaro é necessário a remoção do mesmo ou até um tratamento para controlar a inflamação.

Pode ser necessário em alguns casos fazer um aumento de gengiva inserida quando apresenta uma recessão gengival e ocorrer a vestibularização de algum dente.

O paciente estará pronto para iniciar o tratamento ortodôntico quando os níveis de placa estiverem satisfatórios e condição periodontal saudável, ele deve estar motivado a fazer sua higiene bucal corretamente com escovação, uso do fio e enxaguante bucal.

Durante:
Profilaxia para controlar a inflamação principalmente para os pacientes que venham a desenvolver problemas periodontais durante o tratamento ortodôntico.

Quando há a necessidade de exposição cirúrgica de dentes inclusos; Frenectomias e Gengivoplastia (principalmente quando a gengiva está muito edemaciada e com volume alterado).

Após:
Profilaxia para conter a inflamação; gengivoplastia; retração gengival.

Abaixo alguns procedimentos periodontais que se fazem necessários durante o tratamento ortodôntico, são eles:

ULECTOMIA: Quando o dente permanente vai erupcionar, a gengiva é uma gengiva mais queratinizada (mais endurecida) e com isso a força de erupção do dente não é suficiente para poder transpassar essa gengiva mais endurecida.

Se faz necessário uma incisão e tira-se um pequeno pedaço da gengiva em volta para esse dente poder ``nascer`` e erupcionar de maneira adequada.

ULOTOMIA: É quando só faz uma incisão horizontal, ou seja, não tira nenhum fragmento gengival, porém com a mesma indicação acima ou seja, auxilia a erupção de dentes permanentes.

FRENECTOMIA: É um procedimento cirúrgico simples com anestesia local que é feito para remover o freio da língua ou o freio do lábio.
Os freios são estruturas fibrosas que servem para segurar tanto o movimento da língua, quanto para segurar o movimento do lábio.

Essa cirurgia é feita em casos de diastemas interincisivos, limitação da mobilidade do lábio superior, por motivos estéticos como sorriso gengival, ou alterações fonéticas, ou prejuízos na correção ortodôntica, ou prejuízo para a utilização de próteses.

A técnica é realizada com um bisturi elétrico ou manual. A cirurgia consiste em pequenas incisões para remover a membrana fibrosa de maneira total ou parcial.
No pós operatório é recomendado evitar alimentos duros e muito quentes além da higienização com cerdas macias, com uso de fio dental e enxaguante bucal.

É muito comum bebês nascerem com esse freio muito preso para frente ou muito espesso e o pediatra ou fono acabam indicando a remoção desse freio pois ele pode atrapalhar na amamentação e a criança acaba perdendo peso ou machuca muito a mama da mãe porque não consegue pegar o peito direito.
Nesse caso não se usa anestesia injetável somente no local onde faço um pequeno corte com a tesoura, normalmente nem sangra. Quando não é feito enquanto bebê, pode ser feito em criança ou adulto.

RASPAGEM E ALISAMENTO CORONÁRIO RADICULAR:

A placa bacteriana e ou tártaro se acumula na superfície do dente acima do nível da gengiva mas também abaixo do nível da gengiva que é quando tem a inflamação, que seria o aumento de volume, sangramento e deslocamento da gengiva na superfície da raiz e consequentemente a perda óssea.

O tratamento é remover o tártaro e a placa bacteriana sendo assim removemos o agente etiológico da inflamação e a mesma sede e a gengiva volta ao normal.

Para isso utilizamos o ultrassom como aliado ao uso de curetas, usando abaixo do nível da gengiva procurando remover e desintoxicar a raiz deixando-as lisas ajudando assim a higienização com fio dental e escova ajudando na regressão da inflamação.

IMPLANTODONTIA

O implante dentário apresenta resultado funcional muito superior ao obtido por dentaduras e próteses removíveis. Os pacientes que usam dentadura há muito tempo e colocam implante sentem uma diferença – para melhor – muito significativa.

Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais.

A alta tecnologia empregada hoje nas cirurgias de implantes, permite aos pacientes a sensação e a estética de dentes naturais. Os implantes dentários não tem contra indicação, a preparação para cirurgia consiste na realização de exames para saber a qualidade óssea do paciente para que o cirurgião possa indicar o tratamento mais indicado, como por exemplo, a realização de tomografia 3D da maxila e ou da mandíbula.

Com os implantes de carga imediata, o paciente pode realizar seu implante e prótese no mesmo dia, saindo do consultório com um novo sorriso, portanto em determinados casos torna-se a opção mais aceita pela maioria dos casos, quando devidamente indicada.

CLAREAMENTO

Quando pensamos em um sorriso perfeito, pensamos também naquele sorriso com dentes branquinhos, mas naturalmente o tempo acaba escurecendo o esmalte dental, mesmo com a escovação correta. Esse desgaste geralmente está relacionado com alimentos e bebidas, uso de medicamentos e até hábitos como cigarros e charutos; por isso, muitos pacientes recorrem ao clareamento dental.

Com o avanço da tecnologia e de procedimentos odontológicos, existem muitos métodos de clareamento que podem ser realizados em casa ou no consultório, de acordo com a opção avaliada e escolhida pelo dentista, levando-se em consideração o estilo de vida e rotina do paciente.

Os mais usuais e eficazes são o clareamento em gel, que pode ser realizado no consultório ou em casa e o clareamento a laser, feito apenas em consultórios com luz e gel clareador potente.

Após a avaliação do profissional, caso o procedimento caseiro seja o mais indicado, o primeiro passo é moldar os dentes para a confecção da moldeira, que servirá para a aplicação do gel clareador. A moldeira fará com que o produto seja aplicado exatamente sobre os dentes do paciente e de acordo com a formação de sua arcada dentária.

Para realizar o procedimento em casa, o paciente deve colocar o gel indicado na moldeira, encaixá-la nos dentes e deixar o produto agir pelo tempo e quantidade de dias que forem indicados pelo profissional, evitando possíveis manchas e o acerto de tom correto, para que seja alcançado o resultado desejado.

Nunca faça clareamento sem o protocolo determinado pelo seu dentista para que ao longo dos anos não ocorram danos irreparáveis como danos no esmalte, hipersensibilidade e fraturas e desgastes indesejáveis dos dentes.

O clareamento dental a laser utiliza substancias químicas ativadas pelo laser. Essa Técnica é mais moderna, rápida e eficiente.

COMO É FEITO O CLAREAMENTO DENTAL A LASER?

Os dentes são isolados para a proteção da gengiva e é aplicado um gel clareador de maior concentração (peróxido de carbamida ou peróxido de hidrogênio), que penetram no esmalte e na dentina clareando os pigmentos encontrados, sem alterar a estrutura do dente. O processo é ativado por um Sistema de Laser, dando maior sensibilidade e rapidez no tratamento.

O clareamento é obtido normalmente em 1 ou 2 consultas

No clareamento dental a laser, não há sensibilidade e se houver, é bem pequena e dura apenas 24 horas após o tratamento.

COMO É FEITO O CLAREAMENTO com GEL?

Nesse tipo de clareamento, o dentista também utiliza um gel clareador, mas com concentrações mais elevadas do que os usados no método caseiro.

Normalmente, o profissional usa uma barreira que protege a gengiva e faz a aplicação do gel, que permanece em contato com os dentes por mais ou menos 1 hora.

Os resultados costumam ser mais rápidos do que o método caseiro, sendo possível notar os resultados em três ou quatro sessões.

Quer saber mais sobre como conquistar um sorriso mais branco?

Agende sua avaliação na @clinica.dalmolin

TRATAMENTO DA APNÉIA DO SONO

A apneia do sono é um distúrbio que causa a parada momentânea da respiração ou uma respiração muito superficial durante o sono, resultando em roncos e descanso pouco relaxante que não permite recuperar as energias.

Existem três tipos de apneia: - a apneia obstrutiva do sono, causada pela obstrução das vias respiratórias em função da desregulação dos músculos da faringe, hábitos de vida que aumentam o risco deste distúrbio, como o excesso de peso, consumo de bebidas alcoólicas, tabagismo e uso de remédios para dormir;

- apneia central do sono, causada por alguma doença que causa lesão cerebral e altera a sua capacidade de regular o esforço respiratório durante o sono;

- apneia mista provocada pelas apneias obstrutiva e central.

Também existem casos de apneia temporária, que pode acontecer em pessoas com inflamação das amígdalas, tumor ou pólipos na região, por exemplo, que podem dificultar a passagem do ar durante a respiração.

Assim, além de sonolência durante o dia, esta doença provoca sintomas como dificuldade de concentração, dor de cabeça, irritabilidade e até impotência.

Esse distúrbio do sono pode ser tratado por meio de aparelhos ortopédicos de gradativo avanço da mandíbula (parte inferior), veja a foto acima, onde aumentamos o espaço aéreo posterior dando maior conforto respiratório para o paciente. Temos também a opção de tratamento com o uso do CPAP, uma máscara de oxigênio que empurra o ar para as vias aéreas e facilita a respiração, melhorando a qualidade do sono, por meio de correção de hábitos de vida ou ainda, em último caso, por meio da cirurgia.

Conhecer a origem do distúrbio é fundamental para o especialista determinar o tratamento adequado.

Se você sofre de algum sintoma da apneia do sono, faça sua avaliação na @clinica.dalmolin e saiba mais sobre como tratar esse distúrbio prejudicial para a sua qualidade de vida. Estamos atendendo com todos os protocolos de prevenção à Covid-19.

Agende uma avaliação!

Entre em contato através do Whatsapp!

Dúvidas

Envie sua dúvida e em breve retornaremos o contato.