Alteração na fala e alfabetização

Alteração na fala e alfabetização: saiba como a posição dos dentes de leite podem estar afetando seu desenvolvimento

Os dentes mal posicionados ou tortos, como diastema ou apinhados, podem não só trazer o comprometimento da harmonia e estética do sorriso, mas também podem trazer complicações para o desenvolvimento da fala e da alfabetização, durante a infância. Este problema pode acontecer pois os dentes interferem diretamente nas funções do sistema estomatognático, que desempenha funções como sucção, mastigação, deglutição, fonoarticulação e respiração é composto por ossos, músculos, dentes, nervos, mucosa, entre outros. 

Como a posição dos dentes na arcada, pode afetar a fala? 

Existem fonemas em que a língua precisa encostar nos dentes, por isso, seu posicionamento pode influenciar diretamente na facilidade com que a criança irá reproduzir aquele som. 

Quando existe a má oclusão a criança projeta a língua entre as arcadas dentárias, por causa do mau posicionamento, ocasionando alteração na fala devido à diminuição do tônus muscular e da força, causando moleza e flacidez dos órgãos fonoarticulatórios, ou seja, lábios, língua, palato, dentes e mandíbula e provocando o posicionamento incorreto da língua. A má oclusão também interfere na maneira como a criança dorme, se alimenta e aprende. 

Já quando o posicionamento dos maxilares está correto, os fonemas são reproduzidos com facilidade.  

Hábitos orais que contribuem para a instalação do problema 

As causas da posição incorreta dos dentes, podem acontecer por causas hereditárias ou funcionais, como desarmonia de bases ósseas, dentes supranumerários, anomalias de tamanho dentário, mas também podem ocorrer devido a alguns hábitos orais nocivos como chupar o dedo ou chupeta.  Essas ações prejudicam o posicionamento dos dentes e sua gravidade e tipo de má oclusão acontecerá de acordo com a frequência, intensidade e duração deste hábito. Com o acompanhamento e a orientação do dentista especialista, estes hábitos poderão ser prevenidos e evitados. Com o acompanhamento periódico, o desenvolvimento da arcada dentária também será monitorado, o que proporcionará os dentes executarem suas funções adequadamente ou verificar possíveis malformações, sem prejudicar a articulação ou sobrecarregar os tecidos moles faciais. 

Quais profissionais devo procurar? 

O tratamento deverá ser realizado de acordo com o diagnóstico do ortodontista pediatra. Se a criança já tiver muitos dentes tortos na boca, poderá ser necessário o uso de aparelhos ortodônticos ou ortopédicos funcionais, o que permitirá que as funções orais, principalmente a fala correta, sejam reestabelecidas. Esse profissional também irá auxiliar a criança a abandonar hábitos nocivos que podem prejudicar a fala, além de reduzir possíveis inadequações musculares, oclusais e funcionais. De acordo com a complexidade, a intervenção de um fonoaudiólogo também pode ser necessária.  

É importante realizar um acompanhamento periódico, para que a origem do problema seja levada em conta pelo dentista especialista. O acompanhamento preventivo permite que o odontopediatra atue prevenindo e diagnosticando alterações que, caso não sejam tratadas, com o tempo, são capazes de trazer problemas significativos e prejudiciais. A importância do acompanhamento também proporciona que alguns tratamentos, sejam mais eficazes e correspondam mais rapidamente, quando realizados na fase de crescimento, já que a formação óssea e dentária ainda está em andamento. 

A @clinica.dalmolin é especializada em Odontopediatria, Ortodontia e Ortopedia, com um consultório kids personalizado para atender suas crianças. 

Agende uma consulta para seu(sua) filha(a) e tenha um diagnóstico e acompanhamento do desenvolvimento da saúde bucal, proporcionando o bem-estar e a saúde dos pequenos. 

Categories : Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *