Dente do siso: incômodos que eles pode ocasionar, quando é necessário extrair

O terceiro molar, também conhecido popularmente como ‘dente do siso” ou “dente do juízo’, ainda gera muitas dúvidas sobre quais incômodos ele pode gerar, quando é necessário extrair, quais cuidados devemos ter ao realizar a cirurgia; por isso, neste blog, vamos esclarecer essas e outras dúvidas. 

CONHECENDO OS DENTES DO SISO 

Os dentes do siso geralmente nascem na juventude, entre os 16 e 20 anos de idade e são os últimos molares de cada lado dos maxilares. Por serem os últimos a nascer, normalmente não há espaço suficiente na boca para acomodá-los. Isto pode fazer com que os dentes do siso fiquem inclusos, ou seja, presos embaixo do tecido gengival por outros dentes ou osso, provocando inchaço ou dor. 

Além disso, dentes do siso que erupcionam apenas parcialmente ou nascem mal posicionados também podem causar alguns problemas. 

AVALIANDO O DENTE DO SISO 

A avaliação da necessidade de extração do siso, deve sempre ser analisada após um diagnóstico do especialista de acordo com cada caso, levando-se em consideração a formação dos dentes e a idade do paciente, uma vez que antes dos 20 anos de idade os dentes têm raízes em menor estágio de desenvolvimento, causando menos complicações ao serem removidos.  

A Clínica Dal Molin utiliza métodos de diagnóstico através de Tomografias em alta resolução e a Plataforma  Evol, que permite a reconstrução das imagens em 3 D com laudo gravado. Esses materiais de alta tecnologia facilita o entendimento e a visualização dos pacientes e permite que qualquer problema seja notado precocemente. 

A Clínica Dal Molin utiliza métodos de diagnóstico através de Tomografias em alta resolução e a Plataforma  Evol, que permitem a reconstrução das imagens em 3D com laudo gravado, o que muito facilita o entendimento e a visualização dos pacientes.
 

CASOS EM QUE A EXTRAÇÃO DO SISO PODE SER INDICADA 

Além da falta de espaço para acomodação do dente do siso, o que provocará o desalinhamento dos outros dentes na arcada, a extração poderá ser indicada em casos de dor e infecção de baixo grau chamada pericoronite ou  dentes impactados, ou seja, bloqueados por ossos ou por outros dentes. 

A extração do dente do siso também pode evitar quadros infecciosos, cistos, tumores, prevenção de cáries em dentes adjacentes, prevenção de dor. 

COMO É REALIZADA A CIRURGIA DE EXTRAÇÃO DO SISO? 

A extração normalmente é realizada no consultório com aplicação da anestesia local. Após a extração do dente (ou dentes), sugere-se que o paciente morda suavemente um pedaço de gaze durante 30 a 45 minutos após deixar o consultório, para estancar qualquer sangramento que possa ocorrer. 

O dentista poderá receitar alguns analgésicos em caso de dor ou inchaço que passará naturalmente após alguns dias.  A extração dos dentes do siso devido ao apinhamento ou fato de estarem inclusos no osso maxilar não afeta a mordida ou a saúde bucal no futuro. 

Durante o tratamento ortodôntico também é possível realizar a extração do siso, caso o dentista indique. 

CUIDADOS NECESSÁRIOS APÓS A EXTRAÇÃO  

Após a extração do siso é essencial que o paciente tome certos cuidados como evitar esforço físico, bochechos regulares, fazer compressas de gelo por 48 horas, seguir a medicação prescrita, evitar abaixar a cabeça e se alimentar com comidas mais frias. Essas e outras orientações que o dentista poderá indicar, contribuirão para uma recuperação mais rápida. 

As consultas regulares com o dentista são importantes para acompanhar o progresso dos seus dentes e realizar um diagnóstico preventivo e precoce; por isso, agende já sua avaliação na Clínica Dal Molin e receba um tratamento com alta tecnologia e odontologia humanizada. 

Categories : Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *