Ortodontia: como essa especialidade pode contribuir para um sorriso mais harmônico e saudável

O tratamento com o aparelho ortodôntico não envolve apenas uma questão estética, mas de saúde. O uso do aparelho pode ser indicado para pacientes que precisam melhorar problemas relacionados à arcada dentária ou a má oclusão, que provocam dores de cabeça até disfunções nas articulações da mandíbula.


Quando o tratamento é indicado?

Ir ao dentista em qualquer fase da vida é importante, mas durante a fase de troca de dentição as visitas periódicas são ainda mais necessárias, para que o especialista faça uma avaliação do desenvolvimento e formação da arcada dentária da criança. Nesta fase, é possível identificar a mordida cruzada, mordida em topo, cáries, diastemas, a estrutura óssea e a proporcionalidade dos ossos, bem como evitar hábitos que possam prejudicar a saúde bucal.

Iniciar o tratamento precoce pode ajudar a ter um melhor prognóstico, como nos casos de sobremordida profunda, biprotrusão, desnivelamentos exagerados, rotações dentárias, pois o desenvolvimento dentário e estrutural da boca ainda está em formação


Além disso, o paciente e os pais devem seguir à risca todas as orientações dadas pelo profissional, para que o tratamento seja efetivo e aconteça dentro do tempo planejado pelo especialista.


Tipos de aparelhos


A escolha do aparelho traz influências pela categoria de oclusão, de faixa etária e de expectativa do paciente. Existe um ou mais tipos de aparelhos, de acordo com o caso, ideal para cada condição e problema.


Conheça os principais aparelhos da ortodontia e suas características:
– Aparelho Fixo: Seu objetivo é promover a movimentação dos dentes por meio da aplicação de uma força leve e é composto pelo braquete, que é colado em cada dente, pelo fio ortodôntico passando pelos braquetes e pelos tubos nos últimos dentes . Lembrando que na Ortodontia moderna não se usam bandas ortodônticas.


– Aparelho móvel : O aparelho móvel permite que o paciente o retire para a higiene bucal e para a alimentação. Sua função é servir como contenção, para garantir os resultados obtidos com o aparelho fixo em pacientes adultos . Porém existem os aparelhos móveis denominador Ortopédicos Funcionais os quais são utilizados nos pacientes em crescimento com o objetivo de corrigir as mordidas ainda em dentição mista através de um redirecionamento do crescimento maxilo mandibular como também eliminação de hábitos deletérios como chupeta mamadeira e sucção de polegar.


– Alinhadores: Produzido com material transparente, este é um dos mais procurados por quem deseja descrição e conforto . O aparelho permite o alinhamento dos dentes de uma maneira pouco invasiva e praticidade de higienização.


– Aparelho estético: Esses aparelhos têm a mesma funcionalidade de um aparelho comum, porém, o braquete imita a cor natural do dente do paciente e possuem 02 opções de material: porcelana e safira, porém ambos podem ser autoligados ou convencionais (com borrachinhas).

– Aparelho autoligado: Este aparelho promove, de uma maneira mais leve, a possibilidade de alinhar dentes de pacientes com perdas Ósseas . POs materiais utilizados em sua confecção são quase os mesmos do convencional, com uma pequena mudança: as borrachinhas, dispensáveis nessa modalidade devido às canaletas do próprio braquete, tornando a movimentação dos dentes mais leve porém muito eficiente.


Independente do modelo do aparelho é importante realizar o tratamento de forma adequada, com consultas periódicas ao dentista e cuidados com a higiene, incluindo a limpeza do aparelho, com escovas interdentais.


Cuidados necessários com o seu aparelho


 Para que o tratamento alcance os resultados esperados é preciso realizar alguns cuidados necessários tanto na parte da higiene bucal, quanto na alimentação.


A higiene bucal realizada de uma maneira adequada, previne as chances de restos alimentares grudarem nos dentes ou no próprio aparelho, provocando a instalação de infecções gengivais e lesões de cárie.Um acessório que pode ajudar bastante é a escova interdental, que ajuda a escovar os espaços entre os dentes e ao redor dos bráquetes, abaixo do fio ortodôntico, onde a escova não alcança normalmente. Além da escova ortodôntica específica, indicada de acordo com o tratamento, o passa fio ou super floss (fio dental) deve continuar sendo usado com frequência.


O paciente também deve ter um maior cuidado com os alimentos ingeridos. Alimentos muito duros podem descolar ou danificar os bráquetes, além de poder quebrar outras partes do aparelho, já alimentos grudentos, como chiclete, jujubas e caramelos podem grudar e dificultar a higienização, correndo o risco de não serem totalmente eliminadas, o que pode provocar um quadro de placa bacteriana no paciente.


Além dos cuidados com a alimentação e com a higiene bucal, é fundamental que o paciente siga todas as recomendações feitas pelo ortodontista e comparecer sempre nas consultas de manutenção, para que o tratamento seja monitorado e o procedimento necessário agilizado.


Resultados esperados


A saúde bucal é beneficiada de várias formas através do tratamento ortodôntico. O realinhamento dos dentes, por exemplo, torna o sorriso mais harmônico, evita o seu desgaste, diminui o aparecimento de cáries e elimina os problemas na fala ou na mastigação. Além dos benefícios clínicos, usar aparelho promove a recuperação da autoestima dos pacientes.


A Clínica Dal Molin é especializada em Ortodontia e possui aparelhos  ortodônticos, com modelos variados e modernos, específicos para cada tipo de tratamento e objetivo a ser alcançado. Nossos consultórios são personalizados para atender seus pacientes, em diversas especialidades.


Agende já sua avaliação na @clinica.dalmolin e tenha um acompanhamento preventivo em todas as fases de sua vida e da sua família , garantindo maior qualidade de vida e saúde bucal. Esclareça também, dúvidas da melhor fase para iniciar o tratamento ortodôntico ou o tipo de tratamento adequado, que irão proporcionar um sorriso mais harmônico e a saúde oral.

Categories : Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *