Saúde bucal dos bebês

A avaliação e orientação regular do dentista desde o período de gestação até após o nascimento dos primeiros dentes pode ajudar e muito na prevenção, no desenvolvimento e na manutenção da saúde bucal da criança. Mesmo que os dentes de leite sejam temporários, eles estão suscetíveis a apresentarem cáries e infecções.

O acompanhamento periódico do odontopediatra, com um atendimento humanizado e consultório personalizado, também irão auxiliar no bem estar da criança e irão tranquilizar e orientar os pais em como cuidar da saúde bucal do bebê, em como agir em casos de traumas e quedas que atinjam a boca e os dentes, em tratamentos de patologias e em orientações de alimentação e higienização da boca e dos dentes do bebês, desde antes de seu aparecimento, com disciplina e regularidade.

Confira algumas de nossas dicas importantes que contribuirão para a saúde bucal de seu bebê:

A saúde bucal do bebê inicia já na gestação

É importante que a mamãe realize consultas periódicas ao dentista, que irão auxiliar na prevenção e tratamento de problemas da saúde oral que aconteçam durante a gestação, promovendo, assim, a sua própria saúde e qualidade de vida e a do bebê também. O acompanhamento ainda irá reduzir a necessidade de procedimentos odontológicos que sejam invasivos e possivelmente, irá impedir algumas complicações, como dor, inflamação e infecções orais.

O tratamento odontológico, que se fizer necessário, poderá ser realizado de maneira segura em todas as fases da gestação, evitando assim o atraso de tratamentos que podem lhe causar danos e ao bebê, indiretamente.

Durante a gestação, a alimentação também pode afetar os dentes do seu bebê. A dentição começa a se formar durante a sexta semana da gestação e o primeiro molar permanente aproximadamente no quinto mês de gestação. Caso a paciente tenha alguma deficiência de vitaminas, é importante procurar aconselhamento médico, para que os dentes em formação não sofram danos.

Saúde bucal durante o aleitamento materno

O aleitamento materno é essencial para a saúde de bebê, além do vínculo afetivo e dos nutrientes contidos no leite, o ato de sugar, que a amamentação promove, estimula o desenvolvimento das arcadas dentárias e das articulações da mandíbula.
No primeiro ano de vida, as gengivas do bebê deverão ser limpas, no mínimo duas vezes por dia, durante a manhã e à noite ou após as amamentações, para prevenir o aparecimento de bactérias e acúmulo de comida. A melhor técnica é enrolar seu dedo indicador em uma gaze limpa e úmida, e gentilmente limpar as gengivas de seu bebê.

Erupção dos dentes de leite

Uma alimentação equilibrada, variada e rica em nutrientes irá favorecer a formação dos dentes do bebê. A dieta com excesso de alimentos processados e açúcares pode levar a obesidade, diabetes e cárie dentária.

O aleitamento materno deve ser exclusivo até os seis meses, podendo ser complementado, posteriormente a esta fase, com outros alimentos até o segundo ano de vida.

Com a erupção dos dentes do bebê, o uso prolongado da mamadeira pode levar à cárie dentária e o uso excessivo da chupeta, pode acarretar em alterações que poderão se tornar significativas na arcada dentária.

Quando os dentes começam a nascer, devem ser limpos com um creme dental com flúor, na quantidade indicada e uma escova de dente infantil, com cerdas macias e de fácil aderência nas mãos da crianças, conforme as orientações do seu odontopediatra. A exposição excessiva ao flúor deverá ser evitada, por isso é importante consultar seu dentista e seguir as instruções recomendadas.

Deve ser evitado também que o bebê durma durante a amamentação ou com uma mamadeira em sua boca, assim como deve ser evitado o compartilhamento de utensílios, copos e canudos, pois isso poderá aumentar o risco de desenvolvimento fe bactérias ou o aparecimento de infecções.

Doenças orais frequentes

Os bebês podem ter cárie dentária e gengivite, que, frequentemente, estão associadas a má higiene oral, especialmente quando falta escovação antes de dormir. A cárie, quando identificada, deve ser tratada imediatamente, porque poderá destruir rapidamente os dentes de leite. A falta de tratamento, poderá ocasionar dores severas, afetando o desenvolvimento e bem-estar do bebê. Outras doenças, como o sapinho, causadas por fungos, também são comum.

Beijos de adultos, falta de limpeza, brinquedos e chupetas não esterilizadas, também podem ocasionar o aparecimento de pontos e placas esbranquiçadas, que poderão ser prevenidas com uma boa higiene oral e limpeza dos brinquedos.

Algumas alterações e patologias menos comuns, também podem aparecer na boca do bebê e devem ser avaliadas e acompanhadas pelo dentista, que indicará o tratamento adequado.

Colocar todas estas ações de higiene em práticas e realizar o acompanhamento periódico ao dentista, poderão garantir ao seu bebê os cuidados necessários para a saúde bucal da criança, de uma maneira segura e eficaz.

A Clínica Dal Molin é especializada em atendimento infantil, com uma odontopediatria humanizada e consultório Kids personalizado.

Agende uma consulta para seu(sua) filha(a) e tenha um acompanhamento do desenvolvimento da saúde bucal. Esclareça também, dúvidas sobre a Odontopediatra para proporcionar o bem-estar e a saúde dos pequenos.

Categories : Uncategorized