Entenda quais os tipos de mordidas e que cuidados tomar

O acompanhamento periódico ao dentista, permite que desde os sinais dos primeiros dentinhos, já sejam diagnosticados algum problema no desenvolvimento dentário e facial.

Durante a primeira infância, passamos pela fase de desenvolvimento da arcada dentária, como os ossos, a musculatura da face e a erupção dos primeiros dentinhos; por isso, o acompanhamento periódico, permite que o odontopediatra atue de modo preventivo, diagnosticando alterações que, caso não sejam tratadas, com o tempo, são capazes de trazer problemas significativos e prejudiciais.

Nos casos de anomalias da dentição permanente, que ainda irá se formar ou hábitos como a chupeta , dedo ou mamadeira ,por exemplo, podem ser prevenidos ou eliminados, minimizando problemas futuros, com o diagnóstico e tratamento adequado.

Um dos problemas estão relacionados com a mordida e uma série de problemas que podem atrapalhar não só a mordida, mas causar outros distúrbios na fala, sono, respiração entre outros.

Conheça os principais tipos de mordidas:
1. Mordida aberta
A mordida aberta ocorre quando o paciente, não consegue encostar os dentes superiores e inferiores, formando assim, um espaço entre as estruturas de cima e de baixo , mas o tratamento envolve o uso de aparelhos ortodônticos.

2. Mordida cruzada
a mordida cruzada, também referida como mordida invertida, é uma de muitas situações de alteração da posição dos dentes em que se verifica uma má oclusão na articulação entre os maxilares, causando o desencontro entre os dentes da arcada superior e os da arcada inferior.

Na infância, a mordida cruzada atrapalha o correto crescimento dos ossos da face refletindo no desenvolvimento fonoaudiólogo, mastigação e respiração da criança. Quando a criança atinge a vida adulta, o desalinhamento pode trazer problemas como o bruxismo, fratura e perda de dentes, retração gengival e comprometimento das articulações da boca. Veja na postagem o exemplo de pistas que podem ser utilizadas para ajudar o tratamento.

3. Retrognatismo ou prognatismo
Para este tipo de mordida, o paciente apresenta uma área da mandíbula mais proeminente do que a outra. No caso do retrognatismo, a parte superior do maxilar é maior do que a inferior, enquanto o contrário ocorre no prognatismo.
Esse problema pode, algumas vezes, ser solucionado com o uso de aparelhos ortodônticos quando realizado na fase de crescimento . No entanto, na maioria das vezes, a cirurgia ortognática pode ser indicada para esses pacientes quando são tratados apenas na fase adulta

4. Apinhamento
O apinhamento ocorre quando há pouco espaço disponível para a erupção dos dentes.
Para resolver o problema os procedimentos podem estar relacionados com o uso de aparelhos ortodônticos em qualquer idade

Os tipos de mordidas só podem ser corrigidos com a ajuda de um profissional de odontologia. Caso seu filho apresente algum tipo de distúrbio causado pela mordida ou algum tipo de má oclusão, converse com a @clinica.dalmolin. Iremos proporcionar o melhor tratamento e cuidar da saúde e do sorriso de seu filho.

Agendamentos Whatsapp 11 98207-5000 e 11 93499-0072!

Categories : Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *