Seu filho respira pela boca? Entenda como isso afeta os dentes dele!

Seu filho respira pela boca? Entenda como isso afeta os dentes dele

Respirar pela boca na infância causa uma série de malefícios ao organismo e o problema, de acordo com os pediatras, é que o hábito nem sempre é notado pelos pais. Entenda como esse hábito pode atrapalhar o desenvolvimento de seu filho. 

Quais as consequências de a criança respirar pela boca? 

Algumas pessoas têm o hábito de fazer tanto o processo de inspirar quanto o de expirar pela cavidade bucal. Embora não pareça nada demais, as crianças que sofrem com a síndrome da respiração bucal, podem apresentar baixo desempenho escolar, problemas de crescimento e de postura, dificuldade de deglutição, mastigação e oclusão, além de apresentarem maior chance de desenvolvimento de infecções respiratórias. 

Como a saúde bucal pode ser impactada? 

A criança pode apresentar dificuldades simples de tratar como a boca seca ou xerostomia, mas também dificuldades mais severas como um mau desenvolvimento dos ossos do rosto, flacidez nos músculos da face, aprofundamento e estreitamento do céu da boca e até mesmo alteração na fala, além dos problemas já citados de deglutinação, mastigação e oclusão. 

Identificando o hábito 

As crianças que possuem esse hábito costumam dormir e ficar com a boca aberta por tempo prolongado, roncam com mais facilidade, babam durante o sono, têm dificuldade na hora de se alimentar, a respiração pode ser mais barulhenta, tendem a ter a arcada dentária superior para frente e a posterior para trás, apresentam boca ressecada, rosto alongado, cabeça, ombros e braços projetados para frente. 

Conhecendo as causas deste hábito 

As causas da síndrome da respiração bucal podem ocorrer pelo desvio de septo, aumento da adenóide (tecido que reveste as cavidades nasais ou amígdalas), tecido linfoide situado à entrada da garganta ou ainda devido as alergias, que são responsáveis pela obstrução do nariz e fazem com que respiremos pela boca, como é o caso da rinite e sinusite. 

Qual o tipo de tratamento pode ser recomendado? 

O tratamento a ser iniciado vai depender da causa do problema e pode envolver profissionais como o otorrino, o alergista, a fono e o ortodontista. 

Caso o tratamento envolva problemas na mastigação, o ortodontista irá definir o método mais indicado, que pode ser, por exemplo, o uso de um aparelho ortodôntico para reposicionar os dentes e, caso necessário, alargar o céu da boca. 

O indicado é buscar o acompanhamento profissional assim que o problema de respiração bucal, para identificar as causas para tentar solucionar o problema de maneira mais adequada e precoce. 

A clínica Dal Molin é especializada em Odontopediatria, Ortodontia e Ortopedia, com um consultório kids personalizado para atender suas crianças, garantindo um diagnóstico e acompanhamento preventivo do desenvolvimento da saúde bucal. 

Os agendamentos podem ser realizados através do WhatsApp, disponível no link da Bio, em uma de nossas unidades de Santo André ou Moema. 
 

Categories : Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *