Frenectomia e Frenotomia: Do diagnóstico à intervenção cirúrgica

A frenectomia e a frenotomia são cirurgias realizadas para diminuir ou remover o freio lingual ou o labial. Saiba quando essa cirurgia é indicada, como é e como a falta do diagnóstico pode atrapalhar a qualidade de vida.

Diferença entre freio lingual e freio labial
A principal diferença entre os freios é a região em que eles se localizam na cavidade oral. Enquanto os freios labiais são encontrados nas regiões lado de fora da maxila ou mandíbula, entre os incisivos centrais superiores e inferiores, o freio lingual é uma prega abaixo da língua que surge na linha média da arcada inferior e liga a superfície ventral da língua ao assoalho da cavidade bucal.

Quando realizar a cirurgia?

A cirurgia no freio lingual tem a intenção de corrigir o ou reposicionar o freio que pode estar dificultando a movimentação da língua e podendo causar impacto importante na amamentação, alimentação, movimentação da boca, fonação e outros aspectos importantes.
Já a cirurgia no freio labial tem a intenção de corrigir o freio que pode afetar os dentes, fazendo com que eles apresentem um diastema (separação entre os dentes) ou estimulando o aumento de retrações ou recessões gengivais.

Como é o diagnóstico?

Na prática clínica observam-se queixas maternas com relação a dor e infecção mamilar, dificuldades e a interrupção da amamentação, falta de leite e ganho inadequado de peso pelo bebê e outros agravos como dificuldades na higiene bucal.


O que é o teste da linguinha?

O teste da linguinha é um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar. A realização do protocolo de avaliação do frênulo da língua em bebês, são realizados em todos os hospitais e maternidades do Brasil.

Como o teste é realizado?

O teste da linguinha deve ser realizado por um profissional da área da saúde qualificado, como por exemplo, pediatras, odontopediatras e fonoaudiólogos.

Existem variados graus de língua presa; por isso, o profissional leva em consideração os aspectos anatômicos e funcionais para fazer um diagnóstico preciso e indicar a necessidade da realização da correção do frênulo que está preso na língua. Se o resultado da avaliação do protocolo indicar a presença da língua presa, o procedimento de liberação do frênulo lingual deve ser realizado por um profissional dentista.


Por que é importante diagnosticar?

É importante que o bebê realize o exame o mais breve possível, preferencialmente no primeiro mês de vida.  O diagnóstico precoce pode evitar dificuldades na amamentação, possível perda de peso e, principalmente, o desmame precoce, com introdução desnecessária da mamadeira.

Além da amamentação ser comprometida, causando dor no mamilo da mãe e um desmame precoce, as crianças mais velhas, podem apresentar problemas periodontais ou biomecânicos causados pelo freio curto, como dificuldade do fechamento dos diastemas (espaço entre os dentes da frente) ou dificuldade na higienização bucal, no caso de freio labial.


Como é a cirurgia?

A frenotomia é um procedimento mais simples. Nela ocorre apenas o corte parcial do freio, não ocorrendo, dessa forma, a sua remoção por completo.A frenectomia envolve a remoção de parte do freio, ou seja, é um procedimento de maior complexidade.


Quanto mais cedo for diagnosticado a necessidade da intervenção cirúrgica, menos impacto o problema acarretará na vida do bebê ou da criança; por isso, realize a avaliação de seu(sua) filho(a) na Clínica Dal Molin.

Somos especializados no atendimento infantil, com ambientes personalizados e adaptados e tratamento humanizado. Agende já sua consulta!

Categories : Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *