O que é DTM, ATM? Como devo tratar e quem devo procurar?

Vamos iniciar explicando sobre o que é ATM, a articulação temporomandibular. É uma das articulações mais complexas do corpo humano, responsável por ligar a mandíbula (osso inferior) ao osso temporal, que fica à frente das orelhas, nas laterais da cabeça. Por ser flexível, essa articulação possibilita que você mova a mandíbula (parte inferior dos dentes) para frente, para trás e para os lados, como também falar e mastigar.

E para que esses movimentos ocorram temos a ajuda dos músculos da mastigação os quais são encarregados de controlar a posição e o movimento da mandíbula. Quando há algum problema que impossibilite o funcionamento adequado desse sistema, temos a DTM, ou seja, DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR.

A DTM é um problema multifatorial. Aqui alguns fatores que podem ocasionar: Acidentes, quedas nas quais a mandíbula ou o rosto foram lesionados, estresse, tensão muscular e até mesmo a postura podem influenciar em seu desenvolvimento, além de predisposição genética (algo na sua formação, hábitos como roer unhas ou mascar chicletes constantemente e o bruxismo (quando a pessoa range os dentes durante o sono ou mesmo durante o dia).

Uma das queixas mais frequentes é a dor, que pode se manifestar na face, no ouvido, no fundo dos olhos, na cabeça ou no pescoço, além de estalos na articulação da mandíbula, sensação de entupimento no ouvido e até mesmo tonturas podem ocorrer também.

O diagnóstico da DTM é complexo e muitas vezes os sintomas podem estar relacionados a outros problemas. Não existem testes padronizados para a detecção, serão realizados exames físicos nos músculos para verificar a dor, além de solicitar exames de imagem como ressonância magnética da ATM podem ser solicitados.

Apesar de ainda não existir cura para a DTM, há tratamentos que diminuem consideravelmente os sintomas. Essas abordagens variam de acordo com o tipo de dor e a complexidade. Dentre os tratamentos podemos ressaltar: Terapia física como a utilização de calor, ultrassom, laser e eletroestimulação , placas de mordida e a próprio medicina alternativa como Acupuntura Auricular.

Falando um pouco mais sobre tratamentos gostaria de comentar sobre Acupuntura. A acupuntura é uma terapia que atua tanto localmente no relaxamento muscular e controle da dor como sistemicamente, buscando o equilíbrio físico, mental e emocional do paciente. O tratamento proposto são em 5 sessões inicialmente para a remissão dos sintomas locais e buscando uma maior autoconfiança e melhora na qualidade de vida do paciente. A grande vantagem é o relaxamento muscular (diminuição do apertamento noturno e diurno). Em algumas situações, a toxina botulínica pode ser empregada, mas sempre com muito critério. Vamos entender melhor sua função!

A toxina botulínica é um bloqueador neuromuscular, ou seja, ela interrompe a comunicação entre o músculo e o nervo fazendo com que o músculo deixe de funcionar, ou seja, deixe de apertar e com isso diminui o quadro tensional e a dor.

Em minha clínica, dependendo da gravidade e idade do paciente, empregamos uma variedade de terapias com especial destaque a Toxina Butolínica e Acupuntura Auricular. Agende sua consulta!

Categories : Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *