Trauma Dental! O que fazer?

Acidentes com o dente de leite 

Frequentemente, as crianças são vítimas de acidentes que envolvem a região bucal, seja quando estão aprendendo a andar ou durante as brincadeiras. Acidentes infantis podem provocar consequências que não estejam visíveis ou que poderão surgir a longo prazo, mesmo nos casos em que os dentes estejam aparentemente inteiros e a criança não esteja reclamando de dor, o incidente pode trazer prejuízos à formação dos dentes permanentes, por já estarem presentes dentro do osso e terem uma estreita relação com os dentes de leite. 

O que fazer quando o trauma ocorre?

Para um primeiro socorro, em casos de acidente bucal em que há sangramento, deve-se colocar um pano limpo ou gaze sobre o ferimento e pressionar. Já em casos em que ocorre a fratura do dente ou a saída completa do dente de leite, lembre-se de colocar o dente em meio líquido, como o soro fisiológico ou o leite, e levá-lo ao dentista para a consulta do melhor procedimento. A avaliação odontológica deve ser realizada o mais breve possível, sempre que houver um acidente, prevenindo situações como a perda prematura do dente de leite ou alterações nos dentes permanentes sucessores e um controle periódico 

Veja abaixo, um exemplo em que o paciente apresenta avulsão completa por trauma do incisivo central decíduo e indicação de mantenedor de espaço estético e funcional para preservar o espaço até a erupção do sucessor permanente.

Paciente com avulsão completa por trauma do incisivo central decíduo.
Indicação de mantenedor de espaço estético e funcional para preservar o espaço até a erupção do sucessor permanente.

Este é um dos procedimentos que fazem parte dos diversos tratamentos Preventivos em crianças que a @clinica.dalmolin realiza para reestabelecer a estética e a saúde dos dentes. 

Agende já sua consulta na @clinica.dalmolin , em uma de nossa Unidades localizadas em Santo André e Moema através do Whatsapp: 11 98207-5000 

Categories : Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *