Bruxismo

Bruxismo: saiba se você sofre das consequências desse hábito.

Você acorda com dor de cabeça, na mandíbula e nos dentes? Então você pode estar sofrendo com os sintomas do Bruxismo.

Saiba mais sobre esta doença que tem aumentado durante a pandemia e tem acometido pacientes de todas as idades.

O que é o Bruxismo?

O bruxismo é uma desordem funcional possivelmente relacionada a fatores genéticos ou respiratórios, a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas físicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca, se caracterizando por uma desordem funcional de ranger ou apertar dos dentes durante o sono ou durante o dia.

Esta atividade é realizada pelos músculos da mastigação e por não apresentar nenhuma função, pode trazer diversas consequências para o paciente, como lesões orofaciais, desgastes dentários, lesão periodontal, distúrbios da articulação temporomandibular (ATM) e dor muscular.

Algumas pessoas acordam com dor na cabeça e na mandíbula devido à pressão dos músculos da mandíbula ao ranger os dentes.

Bruxismo diurno ou noturno?

Existem os dois tipos de bruxismo, o diurno que acontece quando o paciente está acordado e o bruxismo noturno, que está ligado principalmente a um distúrbio de sono. Além da ocorrência em horários distintos, o bruxismo diurno, também chamado de briquismo, se caracteriza pela pressão dentária (apertamento) e tem relação com fatores emocionais ao momento emocional de ansiedade ou estresse, por alteração dos níveis de alguns neurotransmissores. Devido ao atual cenário, o estresse causado pela pandemia é uma das causas mais comuns para essa condição parafuncional, já que, devido a mecanismos centrais, o paciente tende a contrair excessivamente os músculos da face.

Ambos são comandados pelo nosso Sistema Nervoso Central (nosso cérebro), não pelo Sistema Nervoso Periférico e, dessa forma, NÃO é causado por fatores anatômicos como características da oclusão (mordida) e articulação temporomandibular (ATM).

Consequências do bruxismo

O bruxismo não tem cura, somente controle e assim, pode causar vários problemas com consequências mais ou menos severas, que podem se agravar nos casos em que se verifica uma persistência, mais ou menos, prolongada do distúrbio, como por exemplo:

– Dores de cabeça e de ouvido frequentes;

– Transtornos do sono.

– Desgaste prematuro dos dentes com a consequente perda de esmalte dentário e eventuais fraturas dos dentes, podendo haver a necessidade de uma restauração dos dentes desgastados;

– Sensibilidade dentária excessiva;

– Hipertrofia ou maior desenvolvimento dos músculos envolvidos na mastigação, podendo, muitas vezes, verificar-se inflamação desses músculos;

– Problemas na articulação temporomandibular (ATM);

Tratando o bruxismo

Cada tipo de bruxismo tem características e etiologias diferentes, merecendo um olhar e uma análise específica do especialista. Através de perguntas direcionadas e examinando detalhadamente a cavidade da bucal, é possível diagnosticar o que está causando o bruxismo e iniciar o tratamento.

Com base no grau dos danos causados a seus dentes e a causa provável, seu dentista poderá indicar:

– O uso de um dispositivo para dormir:  o dispositivo, feito sob medida, encaixa-se sobre os dentes superiores e os protege de se triturarem com os dentes inferiores, minimizando as consequências do bruxismo, mas não agirá como cura.

– Encontrando meios de relaxamento: a tensão ou estresse cotidiano podem ser uma das causas principais do bruxismo; por isso, será necessário utilizar meios alternativos de reduzir este quadro, com atividades de relaxamento, por exemplo.

– Igualar sua mordida: uma mordida anormal, no qual os dentes não se ajustam bem, também pode ser corrigido com restaurações, coroas ou ortodontia.

Manifestação do bruxismo em crianças

As crianças podem ranger os dentes quando estão experimentando stress ou problemas emocionais que podem estar enfrentando, além de má oclusão de dentes. Se a criança está rangendo os dentes durante o dia ou durante o sono, reclamando de dor de ouvido sem evidência de infecção, o bruxismo pode ser a causa e o indicado é realizar uma avaliação o mais breve possível, pois os danos aos dentes de leite podem ser arrumados, mas é melhor corrigir esses problemas antes da dentição permanente aparecer.

Bem antes do início da pandemia o número de crianças a partir de 4 anos com bruxismo de etiologia emocional já havia alcançado percentuais expressivos em nossas clínicas, com muita contribuição dos relatórios enviados pelos pais no nosso projeto odontológico em escolas, Espalhando Sorrisos. Com o início da pandemia, estudos online, sem socialização das nossas crianças, este número, que já era expressivo, aumentou consideravelmente além de hábitos orais indesejáveis com contribuições prejudiciais ao desenvolvendo da dentição

No caso de estarmos perante um bruxismo severo ou grave, os problemas ocasionados por ele, tendem a agravar-se e a deixar sequelas irreversíveis; por isso, qualquer que seja a causa, é melhor consultar um profissional para procurar medidas corretivas.

Afinal, o Bruxismo não é Disfunção Temporomandibular (DTM), porém dependendo da intensidade, duração e frequência do bruxismo, ele pode se tornar um grande fator de risco para o desenvolvimento de uma DTM.

Na @clinica.dalmolin você encontra profissionais capacitados para o atendimento de pacientes de qualquer idade, para iniciar o acompanhamento completo do bruxismo. Nossa clínica possui consultórios odontológicos, para o atendimento específico de diferentes especialidades, além de centro cirúrgico, sala de RX e amplo espaço para atendimento de crianças e adolescentes, para procedimentos de Ortodontia, Ortopedia Funcional dos Maxilares e Odontopediatria. A clínica também possui especialidades em áreas conexas como fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia, em um ambiente planejado com elegância e conforto, oferecendo um atendimento completo à toda família.

Agende já uma avaliação.

Artigo escrito em parceria:

Dra Silvia Dal Molin, Ortodontista e Direção Clinica Dal Molin,

Dra Ivana Heierling, Fonoaudióloga e Psicopedagoga

Categories : Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *