Manchas nos dentes

Manchas nos dentes – Conheça as causas e tratamentos

Ter um sorriso saudável, branquinho, corretamente alinhado e harmônico, impacta na aparência e autoestima de qualquer paciente, mas alguns fatores podem fazer com que os dentes fiquem manchados ou amarelados.

As causas das manchas e os tratamentos disponíveis para resolver este problema, podem ser bastante variados, mas se você tem essas manchas ou quer prevenir o seu surgimento, confira nossas dicas:

O que pode causar as manchas?

Uma das causas, pode ser a falta da boa higiene bucal, que se não realizada de maneira adequada e frequente, faz com que os dentes fiquem amarelados ou escurecidos, dificultando que retornem à cor original.

Já as manchas internas ou intrínsecas, de coloração esbranquiçada, surgem quando a polpa dentária, dentina ou esmalte apresentam algum problema, provocados por traumas, hemorragia, necrose pulpar ou como efeito secundário de um tratamento endodôntico. As manchas internas também podem ser sinal de cárie, envelhecimento do esmalte, ingestão excessiva de flúor ou uso de antibiótico tetraciclina durante a formação dos dentes.

As manchas externas ou extrínsecas, são as que afetam principalmente o esmalte dentário e podem apresentar diferentes tonalidades:  verdes, observada com mais frequência em crianças e jovens; alaranjadas, comum na porção do dente mais próxima à gengiva; e negras, no contorno gengival e em áreas ásperas ou depressões.

Seu surgimento pode estar relacionado a alimentos com corantes e bebidas escuras, com alta acidez e a temperatura elevada, como cafés, chás, vinho tinto, aumentando o poder de penetração na estrutura dental e favorecendo a infiltração de pigmentos. Além disso, o hábito de fumar, a ingestão de alguns fármacos e a acumulação de placa bacteriana ou tártaro, agravam o quadro.

Tratamento para cada tipo de mancha

• Manchas superficiais:

A destartarização, com uma limpeza profunda e polimento, é a melhor solução para remover da superfície dentária os pigmentos, placa bacteriana e tártaro.

Manchas intermédias:

O branqueamento dentário é uma excelente opção para eliminar as manchas e obter uma tonalidade mais clara. O procedimento consiste na aplicação de um gel branqueador, que possui a capacidade de penetrar na matriz do dente e libertar as moléculas internas que provocam o escurecimento.

As dicas disponíveis na internet, recomendam o uso de carvão ativado, bicarbonato de sódio, vinagre de maçã e óleo de coco, por exemplo, mas essas substâncias podem promover um maior desgaste do esmalte dental e consequentes prejuízos à saúde; por isso, nunca realize o branqueamento sem o acompanhamento e recomendação do profissional dentista.

• No caso de manchas profundas:

Quando as manchas não são possíveis de ser eliminadas com a destartarização ou branqueamento dentário, as facetas laminadas, lentes de contato e até mesmo a coroa dentária são uma excelente opção para restabelecer a estética. Estas peças em porcelana, de alta qualidade, ficam colocadas sobre os dentes, sendo capazes de modificar não só a cor, como a forma e o tamanho dos dentes.

A melhor maneira de tratar manchas e alterações de pigmentação nos dentes é a sugerida pelo dentista, após a avaliação. Para o sucesso do tratamento clareador é imprescindível que o profissional faça o diagnóstico do fator que causa a alteração de cor, fazendo orientações para evitar e prevenir o problema. A abordagem personalizada e a utilização de materiais de alta qualidade é determinante para alcançarmos o resultado duradouro e esperado; por isso, na Clínica Dal Molin você encontra diferentes opções de tratamento, que garantem um sorriso saudável e esteticamente mais bonito.

Agende já sua avaliação, em uma de nossas unidades em Santo André ou Moema.

Categories : Uncategorized