Sapinho: saiba como proteger a criança deste fungo

O sapinho no bebê é causado pelo fungo Candida albicans e pode aparecer na boca – língua, gengivas, parte interna das bochechas e até nos lábios.  A atenção à saúde bucal das crianças, principalmente nos primeiros dias de vida, é fundamental para evitar a doença e a higiene da boca deve ser instituída no dia-a-dia dos recém-nascidos. 

Transmissão da Candidíase Oral 

 Este fungo pode ser transmitido para o bebê no momento do parto, através do canal vaginal, como também pode se manifestar através do aleitamento se a mãe tiver uma ingestão desproporcional de doces e produtos lácteos ou a mãe ou o bebê estiverem tomando antibiótico, principalmente porque o sistema imunológico do bebê não está totalmente desenvolvido e não pode combater certos organismos. As lactantes anêmicas ou diabéticas correm maior risco de contrair uma infecção fúngica, que pode resultar em candidíase oral para o bebê. 

Além disso, beijos de adultos, falta de limpeza, brinquedos e chupetas não esterilizadas, também podem ocasionar o aparecimento de pontos e placas esbranquiçadas, que poderão ser prevenidas com uma boa higiene oral e limpeza dos brinquedos. O sapinho pode ainda prejudicar a amamentação, pois alguns bebês não conseguem mamar, porque a boca escorrega da mama, ou fazem um barulho como um estalo quando tentam sugá-la. Uma assadura que não desaparece com as pomadas comumente recomendadas também pode ser um sintoma desta candidíase, assim como o gás devido ao excesso de levedura no trato gastrointestinal do bebê. 

Percebendo os sintomas 

Lesões brancas de aspecto cremoso no interior da boca do bebê e problemas para sugar ou mamar, juntamente com irritabilidade e agitação, são sinais de candidíase oral no lactente.   

As placas brancas causadas pela candidíase, geralmente arredondadas, são bem aderidas à boca e quando tenta-se limpá-las pode haver sangramentos e a mucosa por baixo fica ferida e bem avermelhada. Alguns bebês não conseguem mamar, porque a boca escorrega da mama, ou fazem um barulho como um estalo quando tentam sugá-la. Uma assadura que não desaparece com as pomadas comumente recomendadas também pode ser um sintoma de candidíase, assim como o gás devido ao excesso de levedura no trato gastrointestinal do bebê 

A mãe infectada com candidíase pode repentinamente notar dor, rachadura, coceira ou ardência nos mamilos. 

Realizando o tratamento 

A candidíase pode ser passada facilmente entra a mãe que amamenta e o bebê; por isso, ao qualquer sinal de candidíase deve ser iniciado o tratamento por um médico imediatamente. Mãe e filho devem ser tratados ao mesmo tempo para prevenir qualquer reinfecção e geralmente, o tratamento continua por uma a duas semanas depois que todos os sintomas desaparecem. A maioria dos tratamentos é compatível com a amamentação, não havendo necessidade de suspendê-la, mas se houver envolvimento dos ductos lactíferos da mãe, uma medicação oral será necessária para atingir essas áreas.  

Sapinho em outras partes do corpo 

É importante ressaltar que o sapinho pode aparecer em outras partes do corpo do bebê. A candidíase aparece também em superfícies das mucosas do corpo como vagina, ânus, pênis, especialmente após o uso prolongado de antibióticos, provocando, por exemplo assuduras ou vaginite. 

Prevenindo a infecção 

• Estimular o aleitamento materno para manter aporte de anticorpos e evitar a contaminação.  

• Higienizar sempre as mãos antes de cuidar do seu bebê. 

• Durante o período em que estiver amamentando, a mãe deve evitar que seus seios fiquem úmidos durante muito tempo. Deve se mantê-los secos entre as mamadas e deixá-los arejados durante algum tempo. 

• Manter sempre a higiene das chupetas e brinquedos que o bebê coloca na boca. As chupetas, bicos de mamadeiras e brinquedos devem ser fervidos durante 20 minutos todos os dias ou substituídos quando necessário. 

Adotar práticas preventivas de higiene, tratar a mãe e o bebê ao mesmo tempo em caso da instalação do fungo e realizar o acompanhamento periódico ao dentista,  podem reduzir as chances de uma infecção por candidíase, garantindo ainda os cuidados necessários para a saúde bucal da criança, de uma maneira segura e eficaz. 

A @Clínica Dal Molin é especializada em odontopediatria e conta com espaços personalizados, consultório Kids e atendimento humanizado. Nossa infraestrutura tem ainda um ambiente de escovação, baseado em uma proposta lúdica, onde os pais da criança também são orientados para ajudar no desenvolvimento do hábito de escovação.

Categories : Uncategorized

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *